Jorge Luiz retira pré-candidatura a prefeito e apoiará uma mulher no PSOL

Jorge Luiz
Divulgação

Em mensagem dirigida aos militantes do PSOL, o pré-candidato a prefeito pela sigla, Jorge Luiz, decidiu se retirar da disputa. "Após ouvir pré-candidatos e pré-candidatas a vereador e vereadora do PSOL Ilhéus, militantes, simpatizantes e apoiadores (as), estou retirando a minha pré-candidatura ao cargo de prefeito de Ilhéus nas eleições municipais de 2020, em favor da pré-candidatura da companheira Bernadete Ferreira, mulher negra e ativista de diversas frentes de lutas".

"Provocada por alguns militantes, Bernadete aceitou o desafio de representar o PSOL nas eleições municipais de Ilhéus, no ano corrente, decisão essa que foi amplamente divulgada na imprensa regional e redes sociais. A eleição para prefeitura de Ilhéus já caminhava para ser uma eleição de homens - isso mesmo, pois até o momento eram em torno de 12 homens pré-candidatos a prefeito. Bernadete adentra a esse meio como a ÚNICA MULHER pré-candidata", afirma Jorge Luiz em nota.

Segundo ele, através desse gesto coletivamente pensado, está possibilitando que o PSOL garanta a presença de uma mulher na disputa majoritária da eleição. "Já temos um cenário preocupante na Câmara Municipal, em que nenhuma mulher foi eleita vereadora nas duas últimas eleições", assegura

Para Jorge Luiz, garantir a presença da companheira Bernadete na disputa para prefeitura, significa assegurar que a pauta das mulheres e de várias outras políticas públicas para Ilhéus estará presente no debate, a partir do olhar e da fala de uma mulher.

"Serei aliado e militante de linha de frente! Só o discurso não basta, é preciso muito mais para que o empoderamento das mulheres na política e em diversos espaços de poder e decisão ocorra. Precisamos refletir sobre o que acontece no país no atual momento, uma escalada de violência contra as mulheres, o racismo, a intolerância religiosa, a degradação ambiental, a fome, a LGBTFobia, o aumento do desemprego e o fascismo que ronda a nossa nação. Tenho certeza que o PSOL Ilhéus será bem representado no debate eleitoral com a companheira Bernadete, e uma campanha militante “Elas Por Elas” é possível em Ilhéus", destacou.